O Facebook liberou o que era proibido para promoções

“Agora está fácil administrar promoções no Facebook”, abre a chamada da notícia publicada agorinha no Facebook for Business. O Facebook atualizou os Termos de Páginas do Facebook (em inglês) de forma a facilitar a criação e administração de promoções no Facebook.

Promoções somente por aplicativos? Não mais.

Agora as promoções podem ser administradas na linha do tempo da página e também por aplicativos. Por exemplo, agora as empresas podem:

  • Registrar a participação do usuário na promoção por meio de posts do usuário na página, ou comentário ou curtidas em posts.
  • Registrar a participação do usuário na promoção por meio de mensagens à página.
  • Utilizar curtidas como mecanismo de votação.

No entanto, como já era proibido antes, empresas não podem administrar promoções em linhas do tempo pessoais, isto é, se é uma empresa, ela DEVE ter uma página (a chamada fan page) e não um perfil.

O Facebook não gosta de marcações imprecisas

Para manter a precisão do conteúdo da página, Os Termos de Páginas agora proíbem as Páginas de marcarem ou encorajarem os usuários de se marcarem em fotos que eles não estão nelas. Por exemplo:

  • É permitido pedir que as pessoas enviem nomes de um novo produto em teste para ganhar um prêmio.
  • Não é permitido pedir que as pessoas se marquem na foto de um novo produto em teste para ganhar um prêmio.

O texto atualizado dos Termos de Páginas deixa bem claro:

You must not inaccurately tag content or encourage users to inaccurately tag content (ex: don’t encourage people to tag themselves in photos if they aren’t in the photo).

“Você não pode marcar erroneamente um conteúdo ou encorajar usuários a marcarem erroneamente um conteúdo (ex: não encoraje pessoas a se marcarem em fotos, se elas não estão na foto).”

Mark Zuckerberg espera que a mudança permita que mais empresas usem o Facebook para lançar suas promoções.

Atenção que os termos de páginas em português ainda citam as regras antigas, mas deve ser atualizado em breve.

Devemos lembrar que o Facebook mudou a forma como trata as promoções, mas os requisitos quanto a criar promoções ou concursos culturais nas redes sociais ainda devem ser observadas junto ao Governo Brasileiro.

Vai ser a volta da festa dos cliques, macros e scripts de votação? Os promonautas agradecem! O que você acha dessas mudanças? Vai melhorar para os negócios? Vai ajudar nas estratégias para sua marca?

Comente as mudanças ou deixe suas dúvidas em relação às novidades e às promoções em geral do Facebook. Vamos criar um espaço de debate e esclarecimento aqui. #vem!

Tarcisio Cavalcante

Nerd, web designer, early adopter, entusiasta de internet, marketing digital, mídias sociais e empreendedorismo. Escreve sobre blogs, tecnologia, nerdices, mídias sociais e o que mais pintar na cabeça, que está sempre cheia de novidades e ideias. Colaboração é o seu mantra. Buscando sempre novas oportunidades e projetos, vive abraçando o mundo com as mãos e os pés. É empreendedor e mantém a IDEO Digital e a Hospedaria 42 Nerd Hosting. Também dá bom dia nas redes sociais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *