Indicação de filme sobre marketing e consumo: Amor por contrato

Há filmes interessantes para estudantes e profissionais de marketing, clássicos como Quero ser grande, com Tom Hanks, onde um “adulto” trabalha como testador de brinquedos, mas analisa os jogos com o olhar de uma criança (a visão do consumidor) e Do que as mulheres gostam, com Mel Gibson e Helen Hunt, onde após uma acidente, a personagem de Mel passa a ouvir o pensamento das mulheres e passa a entender melhor o universo feminino, facilitando sua vida pessoal e profissional como profissional de marketing. São formas interessantes de tratar do tema, mas o filme que eu quero indicar hoje é uma bem sacada crítica contra os abusos do marketing e o descontrolado excesso de consumo da sociedade moderna.

filme-amor-por-contratoO filme Amor por contrato (The Joneses, 2009) mostra uma luxuosa família que acaba de mudar para um bairro novo. A bela Kate (Demi Moore), o simpático maridão Steve (David Duchovny) e os charmosos filhos Mick (Ben Hollingsworth) e Jenn (Amber Heard) formam a família perfeita, que imediatamente passa a ser o centro das atenções, sempre pelos melhores motivos. Sabe quando dizem que a grama do vizinho é sempre mais verde? Mas aqui entrego o filme: por trás desta perfeição esconde-se um segredo. A família perfeita na verdade é uma farsa. É parte de uma campanha de “marketing pessoal” que pretende vender diversos produtos luxuosos a famílias de todo o mundo. O trailer e a sinopse acabam estragando as surpresas do filme, mesmo assim vale a pena assistir.

O crítico de cinema Celso Sabadin comenta que o maior pecado do filme foi não ter ido mais a fundo na questão que se propôs a discutir, abrindo mão de um tom mais contundente que o tema propiciaria, para ceder nos momentos finais a uma tentativa de agradar ao grande público. “A premissa do filme é melhor que seu desenvolvimento.” Não deixa de ter razão, mas insisto que o filme é uma boa diversão para estudantes e profissionais de marketing.

O filme é estreia do roteirista e diretor Derrick Borte, que iniciou a carreira no mercado publicitário. O que certamente deve ter aguçado ainda mais sua crítica ao marketing agressivo.

Veja o trailer:

Já assistiu ao filme? Compartilhe nos comentários o que achou dele!

Tarcisio Cavalcante

Nerd, web designer, early adopter, entusiasta de internet, marketing digital, mídias sociais e empreendedorismo. Escreve sobre blogs, tecnologia, nerdices, mídias sociais e o que mais pintar na cabeça, que está sempre cheia de novidades e ideias. Colaboração é o seu mantra. Buscando sempre novas oportunidades e projetos, vive abraçando o mundo com as mãos e os pés. É empreendedor e mantém a IDEO Digital e a Hospedaria 42 Nerd Hosting. Também dá bom dia nas redes sociais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *