Desorganização da mesa de trabalho interfere na produção e criatividade

desorganização no trabalho

Já deu uma olhada em como está sua mesa de trabalho hoje? Para o chefe não há nada pior do que chegar à empresa e ver que as mesas dos colaboradores estão desorganizadas. O fato é que a mesa de trabalho interfere diretamente na produção do trabalho, corrói a criatividade, faz o funcionário perder documentos importantes e a pessoa ficar desanimada e mais lenta.

Uma pesquisa recente realizada pelo site CareerBuilder concluiu que deixar o ambiente de trabalho bagunçado contribui para a baixa produtividade, causa má impressão e diminui a chance de uma promoção. O estudo foi realizado com 2.662 gerentes de contratação e 4.912. 38% dos trabalhadores, disseram que 50% e 100% de sua mesa são cobertas com trabalho e outros materiais. E se a mesa estiver sempre desorganizada, receber uma promoção fica bem mais difícil, afirmaram 28% dos empregadores. Além do mais, a pessoa é mal quista porque causa má impressão, dá a sensação de que a pessoa e desorganizada em tudo na vida. Nesse quesito, 27% dos empregadores sentem que a pessoa é desorganizada e 17% que ela é apenas confusa.

Sem dúvida, a gestora de RH e diretora da Inthegra Talentos Humanos, Vianei Altafin afirma que uma mesa desorganizada pode ser a vilã para a produtividade. O caso é tão sério que outra pesquisa americana concluiu que pessoas que trabalham em mesas desorganizadas perdem três semanas por ano procurando papel. “Nosso tempo hoje é valioso. Ficar procurando um documento por falta de organização é prejudicial. A pessoa fica mal vista pela gerência como ineficiente, além do mais a desorganização deixa o funcionário desmotivado porque a bagunça é tanta não sabe nem por onde começar”, disse Vianei.

Dicas valiosas

Se você trabalha com muito papel, que tal criar um sistema de arquivamento? Segundo a gestora, isso ajudará a evitar uma mesa bagunçada. Outra dica é descartar tudo que não vai utilizar. Fique apenas com aquilo que realmente for importante. “Todos os dias, antes de iniciar o trabalho, limpe a sua mesa, colocando tudo no seu devido lugar. Tenha sempre por perto uma agenda ou um bloco para anotações e coloque o computador em uma posição que permita que fique confortável e numa postura ergonômica. E por último, mantenham na mesa apenas os objetos de trabalho que vai precisar”, disse a gerente de Relacionamento e Negócios na Inthegra Talentos Humanos, Flávia Rosa de Souza.

Às vezes o funcionário é tão desorganizado que a mesa de trabalho, vira a mesa do lanche. “Nada de deixar xícara, copo com água e de comer em cima do computador. O café ou a água pode virar no computador e danificar o equipamento. Reserve um tempo para tomar o lanche num lugar adequado”, afirmou a Flávia.

“Um ambiente de trabalho organizado faz com os colaboradores alcancem os objetivos com mais tranquilidade, e cumpram as metas propostas por uma empresa. Dá senso de confiança a todas as pessoas que fazem parte de uma organização. Quem organiza tem resultados satisfatórios”, concluiu Altafin.

Fonte: Serifa Comunicação

Tarcisio Cavalcante

Nerd, web designer, early adopter, entusiasta de internet, marketing digital, mídias sociais e empreendedorismo. Escreve sobre blogs, tecnologia, nerdices, mídias sociais e o que mais pintar na cabeça, que está sempre cheia de novidades e ideias. Colaboração é o seu mantra. Buscando sempre novas oportunidades e projetos, vive abraçando o mundo com as mãos e os pés. É empreendedor e mantém a IDEO Digital e a Hospedaria 42 Nerd Hosting. Também dá bom dia nas redes sociais.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.