Apple investiga sistema de anúncios baseado no humor do usuário

Patrick T. Fallon/Bloomberg
Patrick T. Fallon/Bloomberg

Uma patente registrada pela Apple procura oferecer às empresas de anúncios e provedores de conteúdo um modo mais intuitivo e efetivo para atingir usuários. É o que mostra uma reportagem do Apple Insider.

Conforme mencionado no documento, a capacidade de resposta de um usuário para a entrega de conteúdo segmentado – anúncios – pode ser afetado por inúmeros fatores. Entre eles, a localização,  hora do dia, atividade atual e o humor.

Resumidamente, ele pode ser descrito assim: o sistema reúne várias informações de um usuário e cria um “perfil de humor” para ele, o qual, posteriormente, é comparado a regras gerais de humor estabelecidas pela empresa. O usuário Apple seria então exposto a um anúncio de acordo com seu estado de espírito.

Mas como a Apple vai saber o humor de seus clientes? De acordo com as patentes examinadas pelo Apple Insider, existem várias possibilidades, tanto físicas (batimentos cardíacos, pressão, voz), quanto comportamentais (tipo de música ou vídeo tocado, atividades nas redes sociais) quanto espaciais (local onde o usuário está). 

Até a possibilidade de reconhecimento de expressões faciais por meio de uma webcam está previsto para determinar o humor do usuário.

Com informações da Apple Insider e EXAME.com

Tarcisio Cavalcante

Nerd, web designer, early adopter, entusiasta de internet, marketing digital, mídias sociais e empreendedorismo. Escreve sobre blogs, tecnologia, nerdices, mídias sociais e o que mais pintar na cabeça, que está sempre cheia de novidades e ideias. Colaboração é o seu mantra. Buscando sempre novas oportunidades e projetos, vive abraçando o mundo com as mãos e os pés. É empreendedor e mantém a IDEO Digital e a Hospedaria 42 Nerd Hosting. Também dá bom dia nas redes sociais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *